A IMPORTÂNCIA DO AFETO E DA INTERAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Nikole Rodrigues Martins Tavares

Palavras-chave:

Tecnologia; Afetividade; Ensino e Aprendizagem; Interação, BNCC.

Resumo

Considerando o que acompanhamos nos dias atuais, as novas tecnologias causam um distanciamento afetivo e social devido ao uso excessivo ou inadequado das ferramentas tecnológicas. Acreditamos que, para um desenvolvimento integral do ser humano, é essencial que em seu processo de ensino e aprendizagem, aconteça a interação com seus professores e colegas de classe. Este trabalho pretende apresentar os desafios enfrentados no ensino sem a mediação do profissional da educação, utilizando apenas dos recursos digitais. Objetiva-se mostrar que a interação proporcionada pelo ensino presencial, gera afetividade e facilita na construção do conhecimento, bem como o uso das tecnologias, quando bem associadas à educação pode agregar significativamente. Os profissionais da educação precisam se aprimorar dos novos conhecimentos, para que saibam lidar de maneira coerente diante de tantos avanços. Realizamos uma pesquisa baseada em referenciais bibliográficos para refletir sobre o que autores abordam sobre o assunto. Por meio desses levantamentos, verificamos as problematizações que o ensino de forma inadequada pode ocasionar, não permitindo uma interação sócio afetiva no processo de ensino e aprendizagem, tornando as pessoas cada vez mais distantes e presas em um mundo virtual e, quais as novas atribuições dos professores diante desta nova realidade.

Publicado

2022-10-07