O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Lúdico. Aprendizagem. DesenvolvimentoResumo
O presente artigo trata do lúdico como processo educativo e irá abordar autores como Vygotsky(1998), Piaget (1976), Wallon (2005) e Fröebel (2007), a metodologia utilizada é bibliográfica, demonstrando que ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados à criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. A criança passa por vários estágios de desenvolvimento, cada fase traz novas experiências de movimentos e possibilidades de comunicação e aprendizado. O universo lúdico, nesse contexto, pode contribuir para que o desenvolvimento da criança aconteça de forma saudável e prazerosa, pois em seu caráter educativo está inserido as brincadeiras, jogos e brinquedos, contribuindo nos aspectos social, motor, afetivo e cognitivo. O professor deve ser cuidadoso ao preparar as atividades lúdicas que irão aumentar as habilidades e o raciocínio das crianças através de jogos e brincadeiras. A criança precisa cultivar sua imaginação, e o lúdico favorece grandemente essa percepção, para ela o seu próprio corpo pode ser um brinquedo, a fim que este possibilite-a diversão. Conclui-se que por meio das atividades e brincadeiras propostas pelo professor, a criança demonstra sua capacidade de linguagem, afetiva, emocional e social, oportunizando a constituição do processo de desenvolvimento de cada indivíduo em particularidade, por isso é necessário que os professores busquem sempre ampliar e renovar seus conhecimentos para assim criar um ambiente pedagógico mais envolvente aos educandos.