A ROMANTIZAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Autores

  • Angélica Ferreira Rosa UFPR
  • Muriel Barth SMG
  • Bruna Uliana Pizapio SMG
  • Dennys Rodrigues de Sousa SMG

Palavras-chave:

Labor infantil; Legado de família; Marginalidade; Revolução Industrial.

Resumo

Pouco se fala sobre o labor infantil crescente, porém registros históricos datados de a.C já mencionavam tal pratica, sendo seu ápice na Revolução Industrial, quando crianças e adolescentes que trocaram o desenvolvimento pleno físico e intelectual se transformaram em números de chão-de fábrica, perdendo não só sua saúde como muitas vezes a vida. Com o avanço das legislações em âmbito nacional e internacional, o labor infantil é combatido em passos lentos. No Brasil, o enraizamento de premissas populares transformou o trabalho infantil em um legado de família. Jovens são ensinados desde o início de suas vidas que a falta de um trabalho acarreta em marginalidade, porém pouco se pensa a respeito dos problemas desencadeados a longo tempo por um labor precoce. 

Biografia do Autor

Muriel Barth, SMG

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Advogada com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito do Trabalho.

Bruna Uliana Pizapio , SMG

Bacharel do curso de Direito da Faculdade Santa Mária da Glória-PR

Dennys Rodrigues de Sousa, SMG

Psicólogo CRP 08/29.207. Facilitador em Justiça Restaurativa. Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2012). Possui especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade São Vicente-SP (2020). Professor de ensino superior do curso de psicologia, enfermagem, estética, biomedicina, nutrição e fisioterapia da Faculdade Santa Maria da Glória - SMG, da cidade de Maringá-PR. Tem experiência na área de Psicologia clínica e organizacional, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente com os seguintes temas: psicologia do esporte, educação e família. https://orcid.org/0000-0002-0034-5928

Downloads

Publicado

2022-06-15