O MARKETING NA SUSTENTABILIDADE DA CULTURA ORGÂNICA BRASILEIRA

UMA REVISÃO

Autores

  • Solange Canevesse Mantovani
  • Ana Paula Stroher
  • Daniel Mantovani
  • Marcelo Weihmayr

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos. Público alvo. Crescimento. Agronegócio.

Resumo

A maior parte dos produtores brasileiros, de grandes propriedades rurais para plantio focam na comercialização e exportação de produtos para o mercado internacional. Entretanto, pequenas propriedades buscam a sobrevivência e rendimentos por meio da sustentabilidade e bom gerenciamento de sua pequena produção de alimentos. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender a sustentabilidade do agronegócio brasileiro mediante a aplicação do marketing como estratégia de crescimento sobre os alimentos orgânicos e certificação ambiental. A produção de alimentos orgânicos visa a alimentação saudável sem a presença de agentes químicos e, quando aplicada a uma gestão de marketing introduzido no agronegócio, é uma estratégia de agregação ao alimento de forma financeira e lucrativa, visando definir o mercado para comercialização e diversificação dos produtos cultivados. Em 2016, o comércio de produtos orgânicos brasileiros superou a casa dos R$ 2 bilhões com uma área de cultivo em torno de 1,8 milhões de hectares. Neste sentido, a produção orgânica é promissora, mas a aplicação da gestão governamental, a qual impõe políticas de baixo estímulo aos produtores brasileiros pela falta de crédito, faz com que outros países em desenvolvimento fiquem com a maior competividade em relação ao Brasil, especialmente pela sua estrutura focada na assistência técnica, infraestrutura, logística entre outros fatores. Como resultados obtidos, foi possível concluir que o marketing rural é um agente de desenvolvimento focado na estratégia da produção orgânica. No entanto, o estímulo com base na legislação e certificação, precisa evoluir no quesito implantação e treinamento em propriedades rurais de pequeno porte

 

Palavras chaves: Alimentos orgânicos. Público alvo. Crescimento. Agronegócio.

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Publicado

2019-12-02