FATORES DESMOTIVACIONAIS DE COLABORADORES E SUA OCORRÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

  • Ana Paula Stroher FACULDADE SMG
  • Daniel Mantovani FACULDADE SMG
  • Marcelo Weihmayr

Palavras-chave:

Palavras chaves: Rendimento produtivo. Autoestima. Crescimento pessoal. Qualidade de vida.

Resumo

A busca por realizações profissionais no local de trabalho eleva o sonho de assumir uma gestão e formação de uma equipe de trabalho. Assim, a busca por essa oportunidade bem como, manter-se no emprego eleva o nível de estresse do colaborador, e o aparecimento de doenças consideradas ocupacionais, que envolvem o emocional deixando-os com baixa imunidade surgindo doenças como a síndrome de Burnout. Portanto, a busca para amenizar e prevenir danos à saúde, provém de motivações que buscam incluir na sociedade de forma geral, debates e discussões que visam a melhora da qualidade no trabalho. Para isso, a inclusão de um profissional da área de coach seria um grande avanço para detectar ou inibir a formação e tratamento desta doença ocupacional que vêm crescendo. Portanto, o objetivo deste estudo visou contextualizar a partir de uma abordagem de revisão de literatura, os principais fatores envolvidos na ocorrência da desmotivação de funcionários e perda de interesse por suas atividades ocupacionais, provindas pela presença do estresse ocupacional. Entretanto, a modernização e presença maciça de sistemas utilizados por empresas públicas e privadas fazem com que a pressão exercida sobre resultados seja cada vez maior sobre seus colaboradores. Com base no estudo de revisão, a falta de um profissional, que possa atuar exercendo dinâmicas focadas no coach aos colaboradores ainda é muito reduzida, causando um sofrimento psíquico sobre os mesmos, fazendo com que os sintomas de estresse e sua influência sobre as atividades rotineiras no trabalho fiquem abaixo de seu rendimento.

 

Palavras chaves: Rendimento produtivo. Autoestima. Crescimento pessoal. Qualidade de vida.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Stroher, FACULDADE SMG

Dra em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Gestão Ambiental (UEM), Docente na Faculdade Santa Maria da Gloria (SMG).

Daniel Mantovani, FACULDADE SMG

Dr em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Engenharia de Alimentos e Engenharia de Segurança do Trabalho pela (UEM), especialista em Educação e Gestão Ambiental pela (UTFPR). Docente na Faculdade Santa Maria da Gloria (SMG).

Marcelo Weihmayr

Mestre em Bionergia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente na Faculdade Santa Maria da Gloria (SMG)

Downloads

Publicado

2019-12-02