TECNOLOGIAS EM SALAS DE AULA: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Daniel - Mantovani, 44999440576
  • Ana Paula Sthorer, 44999440576

Resumo

RESUMO

 

As tecnologias de informação e comunicação fazem parte da rotina de milhares de pessoas por todo o mundo, inclusive do estudante. Neste contexto observa-se que essas tecnologias podem oferecer recursos para potencializar os processos na área de educação abrindo novas possibilidades para complementar o ensino formal. A rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais das pessoas e pode ser responsável pelo compartilhamento de ideias, informações e interesses. Sendo assim, com a necessidade da implantação de tecnologias educacionais, este projeto propõe avaliar como os estudantes utilizam as redes sociais para desenvolverem suas atividades acadêmicas. As redes sociais digitais, como fenômeno de promoção da participação e colaboração espontânea entre as pessoas, podem ser consideradas como uma forma recente de agrupamento humano, motivado por compartilhar informações com interesses comuns. A pesquisa buscou conceituar, comparar e sugerir possibilidades do uso dessas novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se apresentar sua relevância neste processo bem como as implicações positivas e negativas que podem ocorrer no mesmo. Diante dessa realidade, faz-se necessário pensar nas possibilidades de uso de tais recursos na entrega do conhecimento. Por que não utilizar o celular nas salas de aula, como motivador da leitura e para estudo prático de gêneros textuais? Implementar formas de atrair o aluno para o estudo, despertando motivações extrínsecas e intrínsecas, constitui um dos desafios atuais.

Palavras chaves: Redes Sociais. Acadêmicos. Tecnologias de Informação.

 

Downloads

Publicado

2019-11-01